Anismo – o que é e como tratar?

O Anismo é uma contração paradoxal do músculo puboretal. Isso significa que a musculatura que deveria estar relaxada na hora da evacuação está contraída, obstruindo a passagem das fezes. Dessa forma é necessária uma força acima do normal para defecar acarretando repercussões como a doença hemorroidária.
O ato da evacuação fisiológico começa com a distensão retal e o relaxamento do esfíncter anal interno, músculo involuntário que sustenta as fezes, conseguintemente existe uma contração do esfíncter anal externo e o músculo puboretal que só irá relaxar com o comando voluntário de relaxamento. Quando se está em um ambiente aceitável para a evacuação, a sustentação da musculatura do assoalho pélvico é finalizado com a postura adequada, contração do diafragma e da musculatura abdominal para aumentar a pressão intra-abdominal e com o relaxamento do esfíncter anal externo e puborretais.
Em casos de anismo o indivíduo não tem essa capacidade de controlar a musculatura ao ponto de relaxar completamente a musculatura e finalizar a evacuação, ocorre o oposto existe um aumento da contração. Desta forma a fisioterapia atua no condicionamento muscular para que o paciente passe a ter controle desta musculatura sabendo contrair e relaxar no momento correto.